terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CDL de Xaxim acredita em boas vendas neste Natal


Xaxim – As boas expectativas de vendas fazem com que o Natal seja o período do ano mais esperado pelos lojistas. Em Xaxim, apesar da recessão econômica, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), projeta um grande movimento no comércio, com faturamento semelhante ou até maior ao registrado no ano passado. No Estado, o gasto médio deve ficar em R$ 446,43, o que representa 6,5% a mais do que no ano passado.
Para avaliar a intenção de compra dos consumidores, pesquisas foram realizadas pela (FCDL) Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, a Fecomércio (Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e o Sicom (Sindicato do Comércio). A amostra foi feita em Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau entre os dias 23 e 26 de novembro. Em Chapecó, a previsão do gasto médio, pelos consumidores chapecoenses, para o Natal, é de R$ 381,45, enquanto no ano passado foi de R$ 514,03.
Conforme o levantamento feito em Chapeco pelo Sicom, para presentear neste Natal, os consumidores darão a preferência para o comércio de rua (80,3%). Em relação aos presentes, a maioria vai optar por peças do vestuário (42,2%), brinquedos (29,2%) e calçados (7,8). Em relação à forma de pagamento, 76,7% optarão pela quitação do presente em dinheiro à vista. Em seguida vêm: pagamento parcelado no cartão de crédito (13,3%); à vista no cartão de crédito (4,3%); parcelamento no crediário (3,3%); e à vista no cartão de débito (2,0%).
O Presidente da CDL de Xaxim, Marcelo Cardoso, chama atenção dos empresários para um importante item da pesquisa: as ações do comércio que cativam os consumidores. “É interessante que os comerciantes fiquem atentos, pois a pesquisa do Sicom apontou que 45% dos consumidores, observam a qualidade dos produtos a serem adquiridos; 32% buscam bons preços e 17% avaliam o bom atendimento do estabelecimento. Desta maneira, valem as velhas dicas: usar a criatividade para expor produtos, criar formas atrativas de divulgação e oferecer boas formas de pagamento,” sugere o dirigente, que ainda alerta: “Devido à facilidade de acesso, o consumidor está cada vez mais pesquisando preços (71% devem pesquisar antes de comprar).”